Elsa Grilo, Rondão Almeida, Manuel Valério, Vitória Branco e Tiago Afonso realizaram ao inicio da tarde desta terça-feira uma conferência de imprensa, depois da decisão de Nuno Mocinha de retira os pelouros aos dois primeiros vereadores referidos.
Rondão Almeida acusou o presidente de ao longo de 9 meses gerir a câmara sem nunca ter reunido com os restantes colegas. O vereador com o pelouro das obras refere que esta situação vem desde quarta-feira passada quando voltou a levar a reunião de câmara um ponto que estava parado há três meses. Segundo o vereador, Nuno Mocinha não gostou desta atitude a abandonou a reunião, tendo nessa mesma tarde contactado Manuel Valério e Tiago Afonso a fim de saber de que lado é que eles se encontravam.
“Facada nas Costas” – Rondão Almeida
Isto é o mesmo que querer dar uma facada nas costas daquele que nos últimos anos o tratou como um irmão, referiu.
“Quer tirar-me do mapa” – Elsa Grilo
Elsa Grilo, vice-presidente na Câmara Municipal de Elvas, mostrou-se bastante comovida nesta conferência de imprensa onde referiu que “Nuno Mocinha a quer retirar do mapa porque a população tem um grande carinho” por ela. “É o pior momento da minha vida, estão a retirar-me aquilo que me mantém viva”.
Apelo ao Diálogo
Os restantes vereadores presentes nesta conferência de imprensa não prestaram declarações, afirmando que “estava tudo dito”. Rondão e Elsa Grilo apelaram ao diálogo com Nuno Mocinha. “Nuno Mocinha tem de ter a humildade de reconhecer que não atuou como devia com a sua equipa”.
Três Vereadores entregam Pelouros
Caso não haja possibilidade de diálogo e entendimento entre as partes dissidentes, Rondão Almeida anunciou que os restantes três vereadores eleitos pelo PS (Vitória Branco, Manuel Valério e Tiago Afonso) irão entregar ao Presidente os seus pelouros, ficando Nuno Mocinha com a gestão de todos os pelouros. Outro cenário possível é a demissão de Nuno Mocinha e a subida da vice-presidente Elsa Grilo à presidência da Câmara Municipal.
Eleições Intercalares podem vir a Caminho
Ainda de acordo com Rondão Almeida, outra possibilidade bastante provável é a realização de eleições intercalares, com Elsa Grilo como cabeça de lista.
“Nuno Mocinha por 3 vezes se quis demitir” – Declaração dos Eleitos do PS
Da passada sexta-feira, dia 11, vem uma declaração dos eleitos do PS na Câmara Municipal de Elvas, assinada por Rondão Almeida, Elsa Grilo, Vitória Branco, Manuel Valério e Tiago Afonso, na qual se reitera que Todos estamos com o líder, esclarecemos que o porta-voz da nossa posição é o nosso líder Rondão Almeida e ainda pode ler que efetivamente, passámos por alguns percalços no último mandato, em que, por razões que nada tinham a ver com o relacionamento da equipa, o nosso colega Dr. Nuno Mocinha por três vezes se quis demitir, situações que o nosso líder Rondão Almeida sempre conseguiu evitar.