O trabalho de Patrícia Algarvio Carreira, aluna do Pré-Escolar, em Benavila, foi o vencedor do Concurso Uma Mascote para a CPCJ de Avis, iniciativa da responsabilidade da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Avis em parceria com as Ludotecas Municipais do Concelho de Avis.
Em lugar de honra ficaram também Tiago Carreiras Marques, do 2o Ciclo, em Aldeia Velha, que obteve o 2o lugar com o trabalho intitulado CPCJ, e Joana Catarino Rebelo Raimundo, do 1o Ciclo, em Alcórrego, com o desenho Kikos, o escolhido para ocupar a 3a posição.
O Concurso, que decorreu entre 7 e 11 de Abril de 2014, visou o estímulo e a participação das Crianças e Jovens do Concelho de Avis na criação de uma Mascote e respetivo nome, assim como a divulgação, junto da comunidade, do trabalho da Comissão, sensibilizando-a para a problemática da Infância e Juventude.
A Exposição dos desenhos do Concurso teve lugar, no dia 13 de Junho, no Pátio da Escola Básica 2,3 Mestre de Avis, integrada na programação da Festa da Saúde 2014. Ao todo 59 autores deram asas à sua imaginação, manifestando o gosto e o interesse que o tema despertou em cada um dos participantes.
A originalidade, a criatividade, a expressividade e a adequação aos objetivos e sentido da Instituição foram determinantes para a decisão do Júri, constituído pelos membros da CPCJ de Avis.
Os premiados receberam um livro, de acordo com o grau de ensino do concorrente: O som das lengalengas, de Daniel Completo, Luísa Ducla Soares e João Vaz de Carvalho, Assim, Mas Sem Ser Assim – Considerações de um misantropo, de Afonso Cruz, e Quando Eu Nasci, da autoria de Isabel Minhós Martins, com ilustração de Madalena Matoso, respetivamente para o 1o, 2o e 3o classificado.