Comemorações do Dia de Portugal prosseguem na Guarda

10_junho_guarda

Assinala-se hoje o Dia de Portugal. As comemorações arrancaram ontem na Guarda, com as tradicionais cerimónia militar e sessão solene, além de um almoço e uma prova desportiva.

Para hoje, o programa inicia-se com a cerimónia militar comemorativa do Dia de Portugal, no parque urbano do Rio Diz, seguindo depois com a sessão solene, no Teatro Municipal da Guarda, onde o Presidente da República fará uma intervenção.

Na sessão solene, Cavaco Silva irá ainda condecorar perto de 40 personalidades. Este ano, entre os agraciados estão o economista António Borges, a título póstumo, o socialista António Vitorino, e o presidente do Banco Lloyds, António Horta Osório, e o ensaísta Eduardo Lourenço.

Será ainda distinguido o Professor Jorge Araújo, Reitor da Universidade de Évora entre 1994 e 2002, e que irá receber a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública.

A Rádio Nova Antena falou com o antigo reitor que se mostrou “muito honrado com esta distinção”.

As comemorações serão encerradas com um almoço oferecido pelo presidente da câmara da Guarda.

Segundo fonte de Belém, tal como em anos anteriores, os encargos com as comemorações são distribuídos entre a Presidência da República, a câmara municipal da cidade onde se realizam os eventos, o Estado-Maior das Forças Armadas e o protocolo de Estado, entre outras entidades.