Poiares Maduro encerra Roteiro pelo Alentejo

PoiaresMaduro2O ministro-adjunto do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro (na foto), realizou visitas a diversas regiões e projetos no Alentejo, no âmbito do “Roteiro pelos Territórios de Baixa Densidade”.

O roteiro terminou hoje, segunda-feira, em Campo Maior. Anteriormente havia passado por Arraiolos, Évora , Montemor-o-Novo, Alqueva, Moura, Ferreira do Alentejo, Ovibeja, Sines, Marvão e Castelo de Vide. O roteiro havia tido início na passada sexta-feira. Em Montemor-o-Novo, o governante visitou na passada sexta-feira o Projecto Turístico L’AND Vineyards. 

Em declarações à Rádio Nova Antena, Poiares Maduro, fez o balanço dos projetos que conheceu no terreno, afirmando que “é através destas iniciativas que podemos inverter um processo de décadas pautado pela perda de população e desenvolvimento económico (…) temos de valorizar os recursos de cada um dos territórios com conhecimento, ciência, inovação e capacidade de comercialização. Fiquei satisfeito com os projetos que vi, uma vez que pretendemos sinalizar o investimento em termos de competitividade, mas ao mesmo tempo também saio com o conhecimento dos problemas reais”. 

O ministro teve a oportunidade de contatar “in loco” e conhecer os projetos público e privados que vêm sendo financiados pela INALENTEJO e pretende agora  com o conhecimento adquirido a aplicação de novas politicas que possam combater a desertificação e potenciar o investimento, através do próximo ciclo de fundos europeus “Portugal 20 /20”.

António Dieb, presidente da comissão de coordenação e desenvolvimento Regional – CCDR Alentejo, reconheceu que o roteiro que hoje terminou foi “uma oportunidade” de dar a conhecer as reais potencialidades desta região do país.