40.º aniversário do 25 de abril assinalado hoje

25abril2014Hoje, dia 25 de abril, assinala-se um pouco por todo o distrito de Évora os 40 anos da revolução dos cravos.

Em Évora durante toda a manhã vão ter lugar diversas atividades de cariz desportivo na Praça do Giraldo.

À tarde, pelas 16h tem lugar a sessão solene da Assembleia Municipal comemorativa do 40.º aniversário do 25 de abril, que vai contar com a atuação da Banda Filarmónica da Casa do Povo de Nossa Senhora de Machede e do Coro Polifónico da Eborae Musica. Durante a cerimónia vão também ser lidos poemas alusivos ao 25 de abril. À mesma hora, no Convento dos Remédios, em Évora é apresentada a peça infantil “O Capuchinho Vermelho” pelo Era uma Vez Teatro de Marionetas. 

À noite, pelas 22h, há cinema no espaço cultural Casa da Zorra, com a apresentação do filme “Guerra e Paz”. A noite segue com música, no Armazém 8, às 22h30, com o espetáculo “Só para Vós” de Nuno do Ó.

Em Vendas Novas o dia de hoje vai ser praticamente preenchido com atividades desportivas que vão desde caminhadas, atletismo jovem, basquetebol, futsal, passeio de bicicleta e os habituais jogos populares como a malha, sueca, chinquilho, entre outros. Os momentos mais solenes terão lugar pelas 10h00, junto ao mercado municipal, com a inauguração do memorial ao 25 de Abril, seguida da sessão solene comemorativa da efeméride que decorre pelas 11h, no auditório municipal.

Arraiolos assinala a data com um desfile, a partir das 15h, que irá percorrer desde a Praça do Município até ao Largo 25 de abril.

Às 15h30 decorre a sessão solene comemorativa no Cine-Teatro de Arraiolos.

Às 16h15 é inaugurada a exposição fotográfica intitulada “40 anos de abril”. Vai ser na Biblioteca Municipal de Arraiolos.

As comemorações de hoje culminam com um espetáculo de música popular, a partir das 16h30, com a Banda Filarmónica da Sociedade Musical União Vimieirense – “Banza”.

Em Mora decorre, a partir das 15h, a sessão solene da Assembleia Municipal comemorativa do 25 de abril, seguida de uma cerimónia de condecorações no Cine-Teatro da Casa da Cultura.

Às 16h30 vai haver um recital com Migalhas e Manuel Freire no Pátio da Casa da Cultura.

À noite, a partir das 21h há arraial com o grupo Cantar Alentejo de Mora e com Miguel Azevedo. Vai ser na Praça Conselheiro Fernando de Sousa.

Em Viana do Alentejo as comemorações tiveram início cedo com arruadas nas três freguesias. A manhã será marcada por atividades desportivas destinadas aos mais novos.

Em Aguiar, a Junta de Freguesia promove a “Corrida da Liberdade”. Em Alcáçovas, na Praça da República tem início o “II Peddy –Paper da Liberdade”, organizado pela Junta de Freguesia, Associação de Pais e Encarregados de Educação e Câmara Municipal, em Viana do Alentejo, realiza-se a “Corrida de abril”.

A sessão protocolar das comemorações do 40º aniversário da revolução de abril, decorre no Cineteatro Vianense, às 15h00, com a atuação do Grupo Coral “Paz e Unidade” de Alcáçovas e do Grupo Coral “Velha Guarda” de Viana do Alentejo.

Em Reguengos de Monsaraz o dia de hoje é assinalado com a realização de mais uma edição da Estafeta dos Cravos, a partir das 10h. Às 11h realiza-se a sessão solene da Assembleia Municipal, com a atribuição da condecoração honorífica da Associação 25 de abril.

À tarde, pelas 17h é inaugurada a exposição “Fardamento do Exército ao Longo da História” na Torre de Menagem em Monsaraz.

As comemorações culminam com o espetáculo “40 anos a contar…Abril” no auditório municipal, com as participações de D. Laura, Manuel Sérgio e José Farinha.

Para além das comemorações que se encontram a decorrer no distrito de Évora, também em Coruche a efeméride vai ser assinalada. 

Hoje as comemorações têm lugar na Praça da Liberdade, com a cerimónia do Içar da Bandeira, seguindo-se o descerrarem de uma placa comemorativa de homenagem da população do concelho de Coruche e do seu município, aos soldados que tombaram no Ultramar em defesa da pátria, assim como a entrega de medalhas comemorativas dos 40 anos de Liberdade.

Ao meio-dia na sede da União de Freguesias de Coruche é inaugurada uma exposição em parceria com a Associação 25 de Abril.

Às 16h30 vai haver concerto com a Banda de Instrução Coruchense no pátio do Museu.