25 de abril assinalado no distrito de Évora

25abril2014Assinala-se amanhã o 25 de abril, mas as comemorações dos 40 anos da revolução dos cravos já começaram.

Em Montemor-o-Novo, para hoje, no âmbito das comemorações do 25 de abril, está prevista para as 21h30, a inauguração da exposição informativa e documental sobre o movimento popular no pós 25 de abril de 1974, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, seguindo-se um concerto com Filipa Pais, intitulado “Abril Sempre”. Às 23h30 vai ter lugar uma arruada pelas ruas da cidade, com a Banda Filarmónica “Carlista” e a associação cultural Theatron.

Em Évora encontram-se a decorrer também as comemorações do 40.º aniversário da revolução de abril e para assinalar a data estão previstas para hoje algumas iniciativas, com propostas que vão desde o teatro, música e exposições. Para as 17h está prevista a inauguração da exposição fotográfica “O Olhar dos Filhos de Abril…” e a inauguração da instalação “Abril Abril”, no edifício dos Paços do Concelho. Para as 18h30 está previsto um concerto comemorativo do 25 de abril pelo coro Polifónico da Eborae Musica. Às 21h30 está prevista uma concentração na Praça do Sertório, seguida de um desfile pelas ruas da cidade de Évora. As comemorações do dia de hoje culminam com um espetáculo pirotécnico à meia-noite.

Em Mora comemora-se igualmente os 40 anos do 25 de abril. Para assinalar a data estão previstas algumas iniciativas. Para o dia de hoje está previsto, às 21h30, um arraial com o Grupo Folclórico e Etnográfico de Mora e o duo “Dois em Linha”. A noite termina com um espetáculo de fogo de artifício à meia noite.

Em Vendas Novas também se assinala a data com algumas iniciativas a começar pelo dia de hoje. Pelas 14h30, começam as celebrações com a inauguração da exposição de trabalhos feitos pelos alunos das escolas do concelho, intitulada “25 de Abril: 40 anos, 40 palavras” a que se segue uma tertúlia sobre estas quatro décadas da Revolução, no auditório municipal. À noite, pelas 21h30, a parada D. Pedro V, recebe o concerto “Tributo de Ary a Zeca” do grupo Esemble Project e a exposição interativa “Vendas Novas e a Revolução”, organizada pela associação vendasnovense “Teatro das Artes”, que através de imagens e da música revisitam memórias da época.

Em Reguengos de Monsaraz neste dia 24 de abril, às 21h30, no Auditório Municipal, realiza-se o espetáculo “Alentejo ao Piano”, com a atuação de Mário Moita, e às 24 horas haverá lançamento de 25 morteiros.

O município de Arraiolos assinala a efeméride, no dia de hoje, com a realização da “Estafeta 25 de abril” que terá início em Santana do Campo e irá terminar em Arraiolos. Às 22h está previsto um baile convívio com a orquestra “Velocidade Máxima”.

Em Viana do Alentejo também estão previstas iniciativas evocativas dos 40 anos da revolução de abril. Hoje tem lugar no Cineteatro Vianense um espetáculo de cante alentejano, pelas 21h00, com a presença dos grupos Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo, Coral Feminino “Cantares de Alcáçovas”, Coral Feminino de Viana do Alentejo, e “Trabalhadores” de Alcáçovas, seguido do espetáculo musical “A Praça das Canções”, que propõe ao público a revisitação de temas de várias gerações com António Manuel Ribeiro, José Jorge Letria e Samuel.