ALENTEJO: PÁSCOA LEVA CENTENAS DE FAMÍLIAS PARA O CAMPO

Ajuda19Neste fim-de-semana de Páscoa a tradição mantém-se com as famílias alentejanas a procurarem o campo para passar com a família e amigos esta época festiva. No Alentejo a prática é uma tradição em regiões como Elvas e Campo Maior, ambas no distrito de Portalegre. Na zona de Elvas, a população concentra-se nas margens do rio Guadiana, na Ajuda.

A nossa reportagem tem vindo a acompanhar estes últimos dias e falou com alguns dos presentes. Os entrevistados são unânimes em considerar que se trata de uma tradição e de um gosto.

Há quem já ali esteja acampado há mais de uma semana. No local não falta nada. As “casas” são improvisadas, desde cozinhas, quartos e até casas de banho.

Em Campo Maior, a população desloca-se para as margens do rio Xévora, junto ao Santuário de Nossa Senhora da Enxara. As ementas são feitas “com rigor” e o Borrego é o prato principal e mais aguardado para ser degustado em pleno contato com a natureza.

Chuva em Domingo de Páscoaenxara19

Quanto à previsão do estado do tempo não é animadora. Domingo de Páscoa vai ser molhado no Alentejo, como confirmou a meteorologista Cristina Simões. Para este sábado, dia 19, na região sul, o céu vai estar geralmente muito nublado, com abertas durante a tarde.
Períodos de chuva fraca no litoral oeste no final do dia.
Vento em geral fraco. Neblina ou nevoeiro matinal.
Descida de temperatura, em especial da máxima e nas regiões do interior.

Domingo de Páscoa tem confirmação de chuva no Alentejo. Céu geralmente muito nublado. Períodos de chuva ou aguaceiros, em especial nas regiões centro e Sul, podendo ser fortes, persistentes e acompanhados de trovoada na região Sul.