Assinala-se esta quarta-feira o Dia Mundial da Voz, e para assinalar a data, o Hospital São João de Deus promove um rastreio gratuito de voz, a decorrer na entrada do Hospital entre as 10 e as 13 Horas.
Apesar de atualmente já se verificar que a população está mais atenta às alterações da voz, o que tem permitido o diagnóstico de várias doenças em fases iniciais, existe ainda um longo caminho a percorrer no sentido de prevenir e/ou detetar atempadamente patologias vocais.
Este rastreio vocal, tem como objetivos alertar a população de todos os grupos etários (das crianças até aos idosos), para os cuidados a ter com a voz, sensibilizar para a deteção precoce de eventuais patologias associadas, e em caso de necessidade reencaminhar os utentes para a consulta do médico especialista (Otorrinolaringologista) e/ou Terapeuta da Fala.
Com o intuito de reforçar a importância dos cuidados a ter para uma voz saudável e a sua preservação, será feita a distribuição de folhetos onde constam as principais recomendações e cuidados a ter com a voz.