Mor Economia desenvolver, empreender e inovar

logo_municipio

O desenvolvimento integrado do território é um processo complexo, com visibilidade a médio e longo prazo, e pressupõe a existência de instrumentos de planeamento e ordenamento, claros e eficazes, que possam dar respostas aos desafios constantes.

O diagnóstico das potencialidades e das fragilidades de cada área é fundamental para o desenvolvimento estratégico do território, permitindo identificar novas oportunidades, mobilizar iniciativas, sendo necessário o envolvimento dos vários agentes.

O desenvolvimento do concelho, ainda que condicionado pelas orientações das políticas nacionais, é um desafio para todos. Assente nesta perspetiva, e com as possibilidades que o novo quadro comunitário de apoio 2014-2020 poderá proporcionar na região e no concelho, a Câmara Municipal irá iniciar o processo de revisão da Carta Estratégica de Montemor-o-Novo.

O contacto com os agentes económicos, importantes parceiros no desenvolvimento do concelho, irá decorrer durante o ano de 2014, e permitirá identificar e refletir sobre a situação da economia local, as perspetivas futuras e as prioridades de investimento.

Mor + Economia – desenvolver, empreender e inovar basear-se-á no contacto direto, servindo para aferir as necessidades e aspirações dos agentes do concelho com o objetivo de permitir a sua participação na definição de objetivos comuns. Pretende-se criar uma forte dinâmica, capaz de fomentar atitudes coletivas e individuais, para a concretização da estratégia de desenvolvimento por todos assumidos.

Pretende-se aprofundar o contacto da Câmara Municipal com os agentes económicos sociais e culturais do concelho e a população em geral; criar espaços de debate sobre os principais problemas e perspectivas de desenvolvimento com a participação ativa de todos; e promover a reflexão e a discussão sobre as grandes linhas estratégicas de atuação para Montemor-o-Novo, envolvendo os agentes locais, e equacionar o futuro do concelho no contexto das mudanças em curso.