Évora:VIII Congresso Português de Sociologia

AbrilCongressoSociologia

A UE prepara-se para acolher mais uma edição do Congresso Português de Sociologia que decorre no Auditório da Universidade de Évora, de 14 a 16 de abril, sob o tema “40 anos de Democracia(s): progressos, contradições e prospetivas”.

A Comissão Organizadora do VIII Congresso Português de Sociologia, representada pelas Professoras Saudade Baltazar, do Departamento de Sociologia da UE e Ana Romão, Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia, encontraram-se com jornalistas, em ambiente informal, na Sala dos Docentes (CES), para dar a conhecer mais sobre aquele que é um evento que traz à Cidade e à Universidade mais de 1000 participantes, entre portugueses e estrangeiros.

Destaque para a conferência inaugural, proferida pelo prestigiado sociólogo alemão Ulrich Beck e para as mais de 700 comunicações, distribuídas por 24 áreas temáticas que são apresentadas durante os três dias do congresso.

O congresso assinala também os 50 anos do Ensino Superior da Sociologia em Portugal, que teve o seu primeiro curso na cidade de Évora, no Instituto Superior de Estudos Económicos e Sociais.

“Sociologia na Rua”

Em adição, tem lugar um completo programa cultural que funciona como complemento aos trabalhos, levado a cabo numa parceria com o Turismo do Alentejo, Câmara Municipal de Évora e a Delegação Regional do Alentejo do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Mostra de produtos regionais, artesanato e apresentação de espetáculos de marionetes e de cantares alentejanos são algumas das atividades de que os participantes podem usufruir. Para além do Jantar do Congresso e de provas de vinho, 28 restaurantes da cidade oferecem descontos aos participantes.

Há também lugar a visitas guiadas ao centro histórico da cidade, ao Museu de Évora e ao Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora.

De chamar à atenção a participação dos alunos de Sociologia de 1.º e 2.º ciclos da Universidade de Évora, que mostraram forte mobilização e interesse em colaborar naquela que, segundo Ana Romão será uma “grande celebração da Sociologia”.

Mais informações na página do congresso, em www.aps.pt/viii_congresso.