Coruche:25 de Abril, 40 Anos de Liberdade

25_AbrilCoruche

As comemorações dos 40 anos do 25 Abril iniciam-se com a inauguração da exposição “Ricos, Pobres e Indignados” da XIV edição do Cartoon Porto, hoje 12 de Abril na Galeria do Mercado Municipal. Para celebrar o primeiro dia das comemorações dos 40 anos de Liberdade foi promovida uma conversa aberta sobre Abril – Como foi e o que mudou? Com a presença de Carlos Beato (ex presidente da Câmara Municipal de Grândola), Carlos Trindade (Sindicalista da CGTP-In) e Raquel Freire (Ativista).

De destacar os filmes documentais sobre o 25 de Abril, disponíveis para visionamento na Cafetaria do Mercado Municipal de 14 a 24 de Abril. Para a noite de 24, um grande concerto com Vânia Fernandes e Pedro Giestas com o título “De Abril a Maio” antecedendo o Fogo-de-artifício à meia-noite, no Pátio do Museu Municipal. A 24 também começam as 24 Horas de Futsal organizado pelo CAD Coruche, no Pavilhão Desportivo Municipal.

No dia 25 de Abril haverá lugar às comemorações oficiais que este ano se revestem de um significado muito especial. A manhã inicia-se na praça da Liberdade às 10 horas, com a cerimónia do Içar da Bandeira, seguindo-se o descerrar de uma placa comemorativa de homenagem da população do concelho de Coruche e do seu município, aos soldados que tombaram no Ultramar em defesa da pátria assim como entrega de medalhas comemorativas dos 40 anos de Liberdade. Ao meio-dia na sede da União de Freguesias de Coruche, Fajarda e Erra será inaugurada uma exposição em parceria com a Associação 25 de Abril. Já no período da tarde, às 16h 30 decorrerá um concerto com a Banda de Instrução Coruchense no pátio do Museu Municipal.

De destacar igualmente no dia 26, o Torneio organizado pelo Judo Clube de Coruche no Pavilhão Desportivo Municipal e o Festival de Folclore na Praça de Água, celebrando os 30 anos do Rancho Folclórico “ Os Camponeses de Santana do Mato” assim como a grande prova de Trial, Cork Trail Runnig a ter lugar na Erra, no dia 27 de manhã.

 Para mais informações consulte o programa em www.cm-coruche.p