CIMAC:Projeto “3C 4 Incubators”

CimacHortencia

Decorreu o Segundo Encontro Transnacional de Parceria do projeto “3C 4 Incubators – Culture, Creative and Clusters for Incubators”, um projeto dedicado à promoção do sector cultural e criativo, liderado pela CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.

Este projeto, financiado pelo Programa MED – Programa de Cooperação Territorial para o Mediterrâneo é um dos 13 projetos de capitalização aprovados pelo Programa e pretende incentivar a disseminação e adequação de resultados oriundos de quatro projetos já concluídos, por forma a ampliar o seu impacto e visibilidade junto dos respetivos destinatários, promovendo o sector cultural e criativo enquanto fator de desenvolvimento territorial e de inovação económica e social.

Esta semana de capitalização englobou diversas iniciativas, tais como a realização de uma Conferência, decorrida no dia 2 de Abril na Câmara de Comércio e Indústria de Marselha, subordinada ao tema “The Strategic Role of Transnational Cooperation in enhancing competitiveness in the cultural and creative sector”. A Conferência, uma co-organização de cinco projetos de capitalização MED, contou com a participação de representantes do Programa MED, do Joint Research Centre da Plataforma Europeia de Especialização Inteligente, e de representantes dos projetos em curso. Destaque-se a intervenção da Presidente da CIMAC, Hortênsia Menino, com a comunicação “Culture as a factor of territorial development”.

O evento contou com a participação de três empresas da região Alentejo, acompanhadas por uma equipa da CIMAC e da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo.

As empresas Ínfimo Frame (Produção Audiovisual), NuvemK (Design Gráfico e Aplicações Móveis) e Mapa das Ideias (Merchandising Cultural) foram as selecionadas para esta participação em Marselha regressando com novas ideias na bagagem. “Foi uma experiência com muito sucesso, enriquecedora, intensa, criando reflexões sobre formas de alcançar os objetivos, cruzando experiências e ligações. Os desafios que se colocam agora são: como trabalhar juntos, sem perder a identidade (ou a forma de aplicar o conceito GLOCAL), e como fazer com que as empresas culturais sejam rentáveis sem que vendamos as nossas almas? Vamos ter que encontrar novos modelos, sendo esta reunião um bom ponto de partida.” (Mapa das Ideias)

A “Fábrica de Ideias”, bem como as reuniões de trabalho entre a parceria, decorreram num espaço inovador e criativo, La Friche Belle de la Mai. Criado em 1992, La Friche é um dos maiores equipamentos culturais da Região PACA, e resulta da requalificação de uma antiga fábrica de produção de tabaco. O espaço foi gentilmente disponibilizado pela A.M.I. (Aide aux Musiques Innovatrices), a entidade parceira do projeto nesta região, e anfitriã desta semana.

Os projetos de capitalização pressupõem, para além das iniciativas conjuntas da parceria, a realização de iniciativas de base local ou regional que permitam: por um lado, disseminar resultados ou testar metodologias e ferramentas (atividades mais focadas no sector empresarial de base cultural) e, por outro lado, criar fóruns de discussão e reflexão em torno da importância do sector cultural enquanto fator de desenvolvimento territorial.

É neste contexto que em Junho, a CIMAC irá organizar em parceria com o Grupo Pro-Évora um workshop sobre “Cultura e Desenvolvimento Humano Sustentável” e um ciclo de conferências subordinado ao tema “Cultura, Espaço Público e Desenvolvimento – Que opções para uma política cultural transformadora”.