IMI na edição de hoje de Conversa em Dia com Mara Constantino da Deco

Mara_ConstantinoArrancou no dia 1 de Abril o prazo para o pagamento do IMI, o Imposto Municipal sobre Imóveis.

No entanto, são muitos os portugueses que poderão estar a pagar um valor acima do real.

A Deco lançou um portal onde podem ser feitas simulações, e em apenas um mês chegou-se à conclusão que os contribuintes que utilizaram esta ferramenta estão a pagar cerca de 7 milhões de euros a mais como nos disse Mara Constantino, jurista da delegação de Évora da Deco.

Ouvir aqui Conversa em Dia

De acordo com a Associação da Defesa do Consumidor, este erro acontece porque as finanças não estão a incluir nos cálculos a actualização do valor do metro quadrado e a idade do imóvel.

A Deco aconselha que se apresente uma reclamação no caso de receber um valor cobrado pelo Estado acima do real. Para fazer a simulação consulte o site www.paguemenosimi.pt.

O pagamento do IMI este mês só se aplica a um montante inferior a 250 euros. Os contribuintes cuja quantia a pagar por este imposto se fixe entre 250 e 500 euros poderão fazê-lo em duas prestações, a primeira em abril e a segunda em novembro, enquanto aqueles que se vejam a braços com valores que ultrapassem os 500 euros beneficiam da possibilidade de pagamento em três vezes: abril, julho e novembro.

Até aqui, só os meses de abril e setembro eram válidos para proceder ao pagamento deste imposto.