Viana do Alentejo assinala 40 anos da revolução de abril

25_abril_vianaAlentejoO município de Viana do Alentejo assinala, ao longo do mês de abril, os 40 anos da revolução dos cravos. Para assinalar esta data vão ser realizados um conjunto de eventos de cariz cultural e desportivo.

Hoje e dias 8 e 15 de abril, as bibliotecas municipais de Aguiar, Alcáçovas e Viana do Alentejo acolhem a Tertúlia “Poesia da Liberdade”. 

No dia 4 decorre na EBI/JI de Alcáçovas e no Centro Escolar de Viana do Alentejo, a iniciativa “40 anos de abril – Contados em Histórias”. Ao final da tarde, é inaugurada no Castelo de Viana do Alentejo a exposição “Zeca Afonso – Memórias de uma Vida”, promovida pelo Município de Viana do Alentejo e Junta de Freguesia local, com o apoio da Autarquia de Montemor-o-Novo e a Secretaria de Estado da Cultura – Direção Regional de Cultura do Alentejo.

No sábado, dia 5, o Cineteatro Vianense acolhe “abril com Ary”, um momento de poesia, com poemas de Ary dos Santos, com cantigas da revolução entoadas pelo Grupo Coral Alentejano “Unidos do Lavradio”. O Cineteatro Vianense volta a abrir as portas à noite, pelas 21h30, onde a Associação Projéctor – Companhia de Teatro do Barreio, apresenta a peça “A Cumeadas dos Montes”, de Raul Zagalo, com encenação de Abílio Apolinário, uma peça em memória de Humberto Delgado e os seus companheiros que morreram a lutar pela liberdade.

No dia 12, no Monte do Sobral tem lugar o Jantar dos Nascidos em 1974, e no dia 17, o Jantar dos Eleitos 1974-2014.


No dia 24, o cante alentejano volta ao palco do Cineteatro Vianense, com a presença dos grupos Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo, Coral Feminino “Cantares de Alcáçovas”, Coral Feminino de Viana do Alentejo, e “Trabalhadores” de Alcáçovas, seguido do espetáculo musical “A Praça das Canções”, que propõe ao público a revisitação de temas de várias gerações com António Manuel Ribeiro, José Jorge Letria e Samuel.
Para Aguiar está agendado um baile, seguido de um churrasco oferecido pela Junta de Freguesia, no jardim da cooperativa.


No dia 25 de abril as comemorações têm início com arruadas nas três freguesias. Para os mais novos estão previstas, durante a manhã, atividades desportivas. 
Em Aguiar, a Junta de Freguesia promove a “Corrida da Liberdade”, em Alcáçovas, na Praça da República tem início o “II Peddy –Paper da Liberdade”, organizado pela Junta de Freguesia, Associação de Pais e Encarregados de Educação e Câmara Municipal e em Viana do Alentejo, realiza-se a “Corrida de abril”.


A sessão protocolar das comemorações do 40º aniversário da revolução de abril, decorre no Cineteatro Vianense, às 15h00, com a atuação do Grupo Coral “Paz e Unidade” de Alcáçovas e do Grupo Coral “Velha Guarda” de Viana do Alentejo.


Em termos desportivos, destaque para o Torneio a Liberdade “Bairros do Concelho” – fase local que se realiza entre hoje e 13 de abril, nas três freguesias do concelho e, ainda para a “Caminhada de abril” no dia 19, com partida das 3 freguesias e chegada ao Monte do Sobral.