No âmbito da Agenda 21 Local está a decorrer uma campanha de inquéritos que visa caracterizar o consumo e a produção de hortícolas e frutícolas na área do concelho, provenientes de pequenas produções, onde se incluem as hortas domésticas e comunitárias.
Esta ação é uma das iniciativas do grupo de trabalho Produtos da Nossa Terra – Estratégia Alimentar para o Concelho resultante do processo da Agenda 21 local. Trata-se de uma parceria informal entre o Município e um conjunto de cidadãos, que conta com o apoio do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM), da Universidade de Évora.
A agricultura familiar e os pequenos produtores, são responsáveis pela produção de uma quantidade importante de alimentos e ajudam a preservar as variedades tradicionais, além de contribuírem para o uso sustentável dos recursos naturais. É também uma oportunidade para impulsionar as economias locais, pelo que deve ser promovida e apoiada. Esta é uma preocupação global, pelo que este ano foi declarado o Ano Internacional da Agricultura Familiar.