Foi assinado um acordo de cooperação entre o Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP) e a ECOSLOPS Portugal SA, uma empresa em fase de instalação no Porto de Sines, dedicada ao tratamento e transformação de resíduos petrolíferos. A assinatura do acordo, que teve lugar na Administração do Porto de Sines, contou com a presença, para além do Vice-Presidente do IEFP, do Presidente da Administração do Porto de Sines (APS) e do Delegado Regional do Alentejo do IEFP, do Embaixador da França em Portugal.
A ECOSLOPS que se encontra já em fase de obra no Porto de Sines irá instalar uma unidade industrial destinada à reciclagem de águas sujas dos grandes navios de transporte, nomeadamente petroleiros e representa um potencial de criação de cerca de 30 a 40 postos de trabalho diretos numa primeira fase.
O IEFP vai promover um conjunto de ações de formação ajustadas às necessidades da ECOSLOPS, com vista a potenciar as condições de empregabilidade dos desempregados.
O programa de formação destina-se a 50 desempregados, inscritos no Serviço de Emprego de Sines, entre outros. Será nas instalações da ECOSLOPS que terá lugar a componente prática em contexto de trabalho. O percurso formativo é composto por um conjunto de diversas unidades de formação modular, num total de 580 horas, integrando áreas como a logística, a cerâmica, redes elétricas, fundição, química industrial, construção naval , manutenção industrial e tratamento de águas.