Realiza-se no próximo dia 1 de abril uma performance com o artista japonês Tatsumi Orimoto, integrada na programação de 2014 da Trienal no Alentejo (Tn). Esta performance vai ter lugar no Convento de São Bento de Cástris, em Évora e consiste na elaboração de uma refeição para 500 avós provenientes de todo o território alentejano.
Já levada a cabo em diversos locais no mundo, esta ação é a maior performance, em termos de número de participantes, realizada até à data por parte do artista japonês.
A iniciativa conta com o apoio das universidades sénior e municípios espalhados pela região.
Nesta refeição/ação comunitária, marcada para 1 de abril, pelas 12h30, no Convento de São Bento de Cástris, está também envolvida a equipa do chef Miguel Laffan (única estrela Michelin do Alentejo), responsável pelo menu.
A inscrição na performance é gratuita, e pode ser feita até á próxima terça-feira, dia 18 de março, e é reservada a avós ou senhoras com mais de 60 anos, que poderão, para mais informações, contactar a Trienal no Alentejo através do telefone nº 213 916 610, e-mailinfo@trienal-alentejo.com, ou consultar a respetiva página Web www.trienal-alentejo.pt. Este projeto insere-se no âmbito do trabalho desenvolvido por Orimoto, que visita o Alentejo ao abrigo do programa da TnA, iniciativa que combina arte e gastronomia, realçando a dimensão autoral dos dois universos.
Tatsumi Orimoto pertenceu ao grupo Fluxus, tendo trabalhado como assistente do artista Nam June Paik. Voltou ao Japão em 1977 para se dedicar totalmente ao seu trabalho e à mãe. Através do seu trabalho artístico tem vindo a documentar o processo de envelhecimento da mãe, iluminando uma forte preocupação com o envelhecimento da população, as questões geracionais, bem como os cuidados com os mais idosos, temas relevantes na sociedade portuguesa e, em particular no Alentejo. O traço marcante da estrutura demográfica da região reside no seu elevado índice de envelhecimento, já que o peso da população idosa (com mais de 65 anos), apesar de acompanhar a tendência nacional, no Alentejo assume maior proporção (23% do total contra 18,2% de média nacional em 2010).
Tendo como participantes e público-alvo privilegiado um grupo socio-etário de 500 idosos da região, do sexo feminino, pretende-se sensibilizar a população para a importância do envelhecimento ativo e da formação pelas artes de um público sénior, visando promover a inclusão e a valorização pessoal do indivíduo, combatendo o seu isolamento.
A performance será filmada e fotografada dando origem a uma série de fotografias, um vídeo e um livro, que serão utilizados em exposições no Alentejo e internacionalmente, o que prolongará a visibilidade desta iniciativa, servindo ainda como fator de divulgação da região.
A TnA tem por objetivo dotar o Alentejo de um evento de projeção global através da produção e instalação de trabalhos de artistas contemporâneos de renome internacional, promovendo os fatores únicos da região. Com um conceito pioneiro ao articular arte e gastronomia, visa impulsionar a região enquanto destino turístico e de produtos de qualidade.