Concelho de Montemor-o-Novo com mais idosos isolados

GNR_Operacao_Censo_SeniorA Guarda Nacional Republicana desenvolveu, entre 15 de janeiro e 15 de fevereiro, a operação ‘Censos Sénior 2014’, uma campanha de segurança direcionada aos idosos que vivem sozinhos e/ou isolados.

No distrito de Évora foram sinalizados 2.650 idosos, sendo que o concelho onde se registaram mais situações de isolamento foi o de Montemor-o-Novo com 758 pessoas nesta situação, como confirmou à RNA o Major Rogério Copeto da GNR de Évora.

Para além de Montemor-o-Novo, os concelhos onde se registaram mais sinalizações foram os de Estremoz (473), Évora (273) e Arraiolos (178).

No distrito de Évora e dos 2.650 idosos sinalizados, 1.362 vivem sozinhos, 780 vivem isolados e 276 vivem sozinhos e isolados. 232 idosos, não enquadrados nas situações anteriores por habitarem juntos ou por não se encontrarem isolados, vivem contudo numa situação de vulnerabilidade acentuada, considerando as suas limitações físicas e/ou psicológicas.

De acordo com o Major Rogério Copeto da GNR de Évora, 51% dos idosos vivem sozinhos, 29% isolados, 10% sozinhos e isolados, e 10% em situação de vulnerabilidade.

Durante a operação foi possível perceber também que a média de idades destes idosos é de 77 anos e meio. O idoso mais isolado vive a 88 kms do posto mais próximo, e o idoso com mais idade tem 101 anos, vive sozinho e não tem telefone, situação que se verifica em 40% dos casos.

No distrito de Évora e comparativamente à edição do ano transacto, o Comando Territorial de Évora da GNR sinalizou 2.650 idosos (mais 277 que em 2013), sendo que 60% são do sexo feminino, e 40% do sexo masculino.

Para além do registo das diferentes situações, foram promovidas ações de sensibilização para que a população idosa adote comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes,

A GNR pretende aplicar o policiamento de proximidade e segurança comunitária como modelo de policiamento, para que esta faixa da população consiga identificar cada um dos militares responsáveis pelo programa, possibilitando uma melhor troca de informações e consequentemente aumentar o seu sentimento de segurança.