Comitiva do projecto Comenius esteve em Montemor-o-Novo

comenius_montemorTeve lugar hoje, dia 10 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Montemor-o-Novo, a receção a uma comitiva de 69 alunos e professores, no âmbito do projeto Comenius. A Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, em conjunto com os Vereadores Palmira Catarro e António Pinetra, e representantes da Escola Secundária de Montemor-o-Novo, deu as boas vindas a esta Comitiva. Sem o idioma ser impedimento à comunicação, a iniciativa decorreu de forma informal e bem-humorada. Todos os participantes receberam um saco de lembranças de Montemor, onde não faltou o vinho, principal motivo deste projeto “Comenius”.

A Escola Secundária de Montemor-o-Novo integra um projeto “Comenius” aprovado por 2 anos letivos, pela agência Nacional PROALV (Programa aprendizagem ao longo da vida), com início no ano letivo 2012/13, e que integra 9 países da Comunidade Europeia (Alemanha, Espanha, Croácia, Grécia, Itália,Lituânia, Polónia, Portugal e Turquia). 

O projeto comum às escolas dos 9 países denomina-se “Wine, on European Asset” que desenvolve o tema do vinho, enquanto património da cultura europeia. Este projeto prevê a realização de 10 encontros internacionais, 8 dos quais já se realizaram. O presente encontro em Portugal é, pois, o 9º encontro. No ano letivo 2013/14, haverá ainda mais uma deslocação de docentes e alunos à Lituânia.

A comitiva, após ter chegado a Lisboa a 8 de março, onde visitou diversos locais turísticos, chegou hoje a Montemor-o-Novo. Até 15 de março, professores e alunos destes países, terão um programa intenso e diversificado que, certamente, lhes proporcionarão bons momentos e recordações inesquecíveis.