“Coruche Investe” aprovado

municipio_corucheCoruche vai contar com o Plano de Ação do Projeto “Coruche Investe“, do Programa CLDS+ (Contrato Local de Desenvolvimento Social Mais), da responsabilidade deste projeto, a Cáritas Paroquial de Coruche.

Este plano, foi elaborado em conjunto pela coordenadora técnica do CLDS+, em Coruche, e pelo Núcleo Executivo da Rede Social do concelho e aprovado previamente pelo Conselho Local de Ação Social.

Este projeto, que irá decorrer até 30 de junho de 2015, terá um limite máximo de financiamento de 225 000€ e aplicação em áreas sociais identificadas como sendo as mais deficitárias, num trabalho de  diagnóstico já realizado e tendo resultado em quatro eixos principais de intervenção: Eixo 1 – Emprego, formação e qualificação; Eixo 2 – Intervenção familiar e parental preventiva da pobreza infantil; Eixo 3 – Capacitação da comunidade e das instituições; Eixo 4 – Outras áreas de intervenção.

O presente Plano de Ação, ainda estará sujeito à aprovação do Instituto de Segurança Social.

Das ações a desenvolver pelo Coruche Investe no eixo 1 destacam-se:

– Gabinete de Apoio à Empregabilidade e Empreendedorismo (entre as suas actividades destacam-se: procura activa de emprego, ofertas de trabalho, medidas activas de emprego, atendimento e acompanhamento a desempregados, sensibilização e encaminhamento para as medidas Contrato Emprego-Inserção, Contrato Emprego-Inserção+, Actividades Socialmente Úteis e Trabalho Socialmente Necessário, encaminhamento para qualificação e sensibilização aos empresários).

– Grupos de entre-ajuda em desenvolvimento de competências profissionais (GEPE e TEIA), sendo que o TEIA é um programa que surge na continuação do anterior CLDS e o GEPE que está a ser implementado a nível nacional por outras entidades numa parceria com o Instituto Padre António Vieira e com o qual a Cáritas estabeleceu uma parceria, por forma a trazer esta iniciativa para o concelho de Coruche.

– Ao nível do empreendedorismo, prevê-se o apoio na promoção e concretização de projectos de criação do próprio emprego, bem como a promoção de competências empreendedoras em jovens do secundário, prevendo-se ter como parceiro privilegiado a NERSANT e o Agrupamento de Escolas de Coruche.

– Pretende-se apostar no acompanhamento de jovens que abandonaram ou concluíram o ensino secundário, através de elaboração e implementação de projectos de inserção para jovens. 

No que concerne ao eixo 2, a equipa do CLDS+ irá efectuar as seguintes acções:

– Apoiará a Segurança Social do Concelho de Coruche através da disponibilização dos técnicos do CLDS+ para o atendimento de proximidade da Acção Social na freguesia do Couço.

– Irá elaborar um Estudo dos factores de risco da pobreza infantil no concelho de Coruche e publicação dos resultados.

– Dinamização de Atelier’s em parceria com as várias entidades locais para promoção de competências pessoais, sociais, parentais,… sendo que se destaca a “Casa Comunitária” que será um espaço cedido pela Câmara Municipal de Coruche e que permitirá a concretização destes Atelier’s e que se pretende que possa ser no futuro um recurso comunitário.

Relativamente ao eixo 3, destaca-se:

– A aposta na formação dos dirigentes associativos , na continuidade do que o CLDS anterior havia efectuado.

– Atendimentos especializados que permitam responder às dúvidas das Associações encaminhadas pelo CLDS+ e pelo Gabinete de Apoio ao Associativismo da Câmara Municipal de Coruche.

– Lançamento de um concurso de fotografia sobre o “Olhar Associativo” e um Prémio de Mérito Associativo, com vista à promoção, divulgação e revitalização das associações locais.

No eixo 4 destaca-se a segunda edição do Guia de Recursos, já elaborado no anterior CLDS, a dinamização de um Espaço Jovem enquadrado num dos eventos municipais, que pretenderá informar/sensibilizar esta população–alvo para os vários recursos existentes no âmbito do emprego, qualificação, cidadania e associativismo. Nos eventos a realizar, prevê-se ainda a segunda edição da Feira do Emprego e Empreendedorismo e a Mostra de Associativismo, que aliadas poderão cativar um maior número de pessoas.

Ainda que o território de Coruche, esteja inserido em território especialmente afectado pelo desemprego, a Câmara Municipal de Coruche, a Cáritas Paroquial de Coruche e os parceiros envolvidos na elaboração do Plano de Acção do CLDS+, preocupados com a problemática do envelhecimento e com as situações de risco a que os idosos estão sujeitos, irão enveredar esforços na criação de uma Comissão Municipal de Protecção de Idoso em Risco, que se prevê que esteja implementada até ao final do CLDS+.