Sines assinala Dia da Mulher com diversas iniciativas

dia_mulher_sinesA Câmara Municipal de Sines organiza um programa de comemorações do Dia Internacional da Mulher, 8 de março.

Como habitual, o ponto alto do programa é o lanche-convívio para todas as mulheres de Sines, este ano marcado para o dia 8, sábado, a partir das 15h30, numa tenda montada no Parque Desportivo João Martins (ex-IOS). No início do lanche realiza-se uma conversa com um conjunto de personalidades femininas de Sines sobre a evolução dos direitos das mulheres e a sua contribuição para a comunidade. O lanche será animado por David Rosa.

Também no dia 8 de março, às 11h00, realiza-se no Centro de Artes de Sines uma aula de dança para as mulheres de Sines.

No dia 9 de março, com partida às 9h00, do Pavilhão Municipal dos Desportos, acontece a Caminhada Comemorativa do Dia da Mulher, uma caminhada com cerca de 5km de distância, para a população feminina e masculina do concelho. O lanche, a aula de dança e a caminhada requerem inscrição, que pode ser realizada até 5 de março, nos seguintes locais: Atendimento da Câmara Municipal de Sines, Espaços Seniores Municipais, Piscina Municipal Carlos Manafaia, Pavilhão Municipal dos Desportos e Associação “A Gralha” – Porto Covo.

Os serviços do Centro de Artes de Sines organizam um extenso programa de iniciativas sobre a efeméride.

A Biblioteca Municipal coloca poemas alusivos à data nas montras da cidade (Montra de Letras) e, entre 1 e 15 de março, promove a exposição “Percursos, Conquistas e Derrotas das Mulheres na I República”, cedida pela Biblioteca Museu República e Resistência da Câmara Municipal de Lisboa.

O Serviço Educativo e Cultural organiza três ateliês para o ensino básico, mediante marcação: ateliê de dança “A Mulher e a Dança” (6 e 7 de março, para 1.º e 2.º ciclos), ateliê de teatro “A Mulher e o Teatro” (10 a 12 de março, também para 1.º e 2.º ciclos) e ateliê de desenho e pintura “Presença da Mulher nas Artes Plásticas” (17 a 19 de março, para 1.º, 2.º e 3.º ciclos).

O Arquivo Municipal Arnaldo Soledade publica o inventário “As mulheres no Arquivo Municipal de Sines: época moderna e liberalismo” e, de 6 a 11 de março, organiza o jogo “Perícia Feminina”, sobre mulheres de Sines que se destacaram, para 1.º ciclo (3.º e 4.º anos) e 2.º e 3º ciclos, mediante marcação.