Entre junho de 2012 e novembro de 2013 decorreu no Distrito de Évora, o Projeto Itinerância do Posto Móvel de Acesso à Internet, um projeto financiado pelo INALENTEJO e coordenado pela CIMAC Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.
A iniciativa teve como principal objetivo contribuir de modo eficaz para o combate à infoexclusão no Distrito de Évora, através da execução de um conjunto de atividades dirigidas a públicos específicos, como info-excluídos e no limiar da infoexclusão.
De acordo com o relatório final do projeto, no concelho de Viana do Alentejo 191 utentes utilizaram o Posto Móvel de Acesso à Internet, 71 dos quais idosos, seguido de 54 adultos com grau de competências baixas em TIC e 50 beneficiários do Rendimento Social de Inserção e desempregados. Também os mais novos (16) passaram pelo posto móvel.
A faixa etária com mais utilizadores foi a dos 61 aos 65 anos (41), seguido da faixa 71-75 (29). No que diz respeito às habilitações literárias, 77 utilizadores tinham o 4º ano, seguido do 6º ano (46).
93% dos utilizadores já tinham utilizado um computador e 66% pertencia ao género feminino.
Durante o decorrer do projeto 7 instituições (IPSS e similares) participaram nas várias atividades desenvolvidas pesquisa em sites, certificação de competências e visualizações no Youtube, entre outras.
No final das 5 sessões foram entregues 46 diplomas de competências básicas em TIC.