Viana do Alentejo vê aprovadas candidaturas do património

proderO Município de Viana do Alentejo viu aprovadas duas candidaturas no âmbito do sub-programa 3 do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural), na Ação de Conservação e Valorização do Património Rural.

A primeira candidatura, comparticipada em 60%, diz respeito à “Valorização do Património no Concelho de Viana do Alentejo” e visa a elaboração da Carta Patrimonial e a sua respetiva edição e publicação, bem como, a organização de uma exposição sobre a história do concelho.

O Município pretende com estas ações identificar com precisão o património existente e criar registos que servirão como fonte de informação, contribuindo para a definição de futuras estratégias de ordenamento e ocupação do território.

A segunda candidatura aprovada, que diz respeito à “Valorização das Artes Tradicionais no Concelho de Viana do Alentejo” terá, igualmente, uma taxa de comparticipação de 60% e tem como objetivo a valorização da arte chocalheira e da olaria.

O projeto tem como finalidade a publicação de duas obras – “Os Chocalhos e a sua relevância na Vila de Alcáçovas” e “Verde Barro: Olaria de Viana do Alentejo” – e a conceção e edição de folhetos sobre os ofícios tradicionais, pretendendo consciencializar as populações para a importância destas artes na história.

Com a publicação das duas obras, o Município quer identificar a história, os processos, os testemunhos e as coleções mantendo viva a memória destas atividades e permitindo a sua promoção.