IPMA prevê para esta semana chuva, vento, agitação marítima e neve

ipma_Durante esta semana uma forte corrente de oeste no Atlântico Norte e a passagem frequente de ondulações frontais de forte atividade pelo território do Continente irão originar episódios de precipitação, vento e agitação marítima fortes e queda de neve nas regiões Norte e do Centro do Continente.

A precipitação será generalizada a todo o território do Continente, persistente, com períodos de maior intensidade e com queda de neve nas regiões do Norte e Centro que, hoje e na quinta feira, chegará a cotas de 600 a 800 metros.

O vento soprará moderado ou forte, com rajadas que, nos períodos de maior intensidade, serão da ordem de 80 km/h no litoral e de 90 a 100 km/h nas terras altas.

A altura significativa das ondas na costa Ocidental a partir de hoje, irá variar entre 5 a 7 metros podendo atingir alturas máximas entre 8 e 10 metros.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera recomenda que dê a devida atenção aos avisos meteorológicos e que se sigam as orientação dos Serviços de Proteção Civil.