Évora recebeu conferência intitulada “Projeto de Conservação da Gruta do Escoural”

conferencia_gruta_escouralTeve lugar, no dia 23 de Janeiro de 2014, na Galeria de Exposições da Direção Regional de Cultura do Alentejo (Rua de Burgos), em Évora, uma conferência pelo Dr. António Carlos Silva, arqueólogo daquela Direção Regional, intitulada “Projeto de Conservação da Gruta do Escoural”.
Esta conferência decorreu no âmbito da exposição “Pintar a Pré-história”, organizada pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e que se encontra patente até dia 31 de Março na Galeria da Direção Regional de Cultura.

António Carlos Silva começou por frisar as circunstâncias que levaram à descoberta da Gruta do Escoural e da sua arte rupestre e posteriormente a sua divulgação e o impacto que teve nos meios de comunicação nacional e até mesmointernacional, uma vez que para a além de ser a primeira manifestação de arte rupestreaté então identificada em Portugal era igualmente o ponto mais a Sul da Europa com arte paleolítica.
Foram depois discutidas algumas questões relacionadas com as necessidades deconservação e manutenção da Gruta do Escoural, nomeadamente os últimos trabalhos que permitiram dar novas condições de visita sobretudo através de nova iluminação. 
Por último, foram discutidas as questões relacionadas com as visitas à gruta e com os constrangimentos a nível de pessoal e de manutenção da gruta e do Centro Interpretativo.