Viana do Alentejo assinalou 116 anos sobre a restauração do Concelho

viana_116_aniversario_sessaoO Concelho de Viana do Alentejo assinalou no passado dia 13 de janeiro, os 116 anos da Restauração do Concelho, tradicionalmente com a entrega de medalhas de honra do município a duas associações que têm dedicado o seu trabalho em prol do desenvolvimento do concelho. No âmbito do desporto foi agraciado o Clube Alentejano dos Desportos “Os Vianenses” que tem dedicado os seus 18 anos de existência à prática desportiva nas variantes competitiva, recreativa e de manutenção. No que toca ao património, o Município distinguiu a Associação “Os Amigos das Alcáçovas” – Associação 
de Defesa do Património criada no ano 2000 com o objetivo de defender o património material e imaterial da freguesia de Alcáçovas.

Para o presidente da Câmara, Bengalinha Pinto, as duas associações agraciadas “têm contribuído para a promoção do concelho e para a construção da nossa identidade enquanto território” e fez votos para que esta distinção seja um estímulo para que continuem a trabalhar por muitos anos. Apesar da fase que o País atravessa, na certeza de que existirão alguns constrangimentos, Bengalinha Pinto não deixou de reafirmar 
o compromisso da Câmara Municipal em continuar a cooperar na medida das suas possibilidades, com as organizações locais e regionais.
Presente na cerimónia, o Presidente da Assembleia Municipal, António Sousa, salientou que o executivo terminou o mandato “com mais investimento e menos dívida” do que quando iniciou e, que tal, se deve “a uma boa gestão” articulada com as organizações autárquicas, nomeadamente a Assembleia Municipal e as Juntas de Freguesia, com o movimento associativo do concelho e com outras entidades regionais, nacionais e internacionais.
Das comemorações deste ano de destacar o espetáculo, “Rui Veloso: As Canções de todas as Gerações”, protagonizado pela CulArtes, uma associação da terra, numa viagem pelas canções que marcaram várias gerações. Aconteceu ainda a II Caminhada “Luís Filipe Martins Branco” e o II Raid BTT, organizado pelo Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar. Em termos culturais, o Cineteatro Vienense foi palco da peça de teatr0 “Noite de Comédias”, apresentada pelo Grupo Cénico da SOIR – Joaquim António D’Aguiar.