O número de portugueses que aproveita período entre o Natal e a Passagem de Ano para sair de casa, mesmo que seja por poucos dias continua a aumentar.
De acordo com um estudo do Instituto de Turismo, cerca de 12% dos portugueses vão aproveitar este período de festas para sair da sua residência habitual, contra os 3,8% que manifestaram essa intenção em 2012.
A maioria fica em Portugal, tendo ocupado principalmente o Porto e a região Norte para fazer férias de Natal. O Algarve e a serra da Estrela, cujos hotéis registam já um elevado número de reservas, sobretudo para a Passagem de Ano, são outros dos destinos preferidos.
Quanto aos gastos, dois terços dos portugueses pensa gastar o mesmo que no ano passado. Tal como a duração do período de descanso: cerca de 80% terão os mesmos dias que gozaram em 2012.
Ainda assim há 88% de portugueses que não fazem férias neste período. 43,6% justificam-no com o facto de terem de trabalhar e 31,1% com razões financeiras, nomeadamente o desemprego ou o corte nas pensões.
O facto de o dia 31 ser uma terça-feira não facilita as deslocações de quem, apesar de não ter período de férias, deseja aproveitar o feriado.