Teve lugar na Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo, durante a tarde, uma sessão coletiva de participação cívica denominada Pensar a acessibilidade para todos enquanto exercício de cidadania.
A iniciativa, levada a cabo pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, surge no âmbito do Plano Municipal de Soluções Integradas de Acessibilidade de Viana do Alentejo, projeto cofinanciado pelo POPH- Programa RAMPA que o Município tem vindo a desenvolver e no âmbito do qual têm decorrido estudos e ações de participação com técnicos e a população em geral sobre as questões da acessibilidade e mobilidade para todos.
Para o Vereador João Pereira, que partilhou algumas das preocupações que conduziram a este plano de acessibilidades, o objetivo passa por melhorar a qualidade de vida de todos e tornando o concelho mais inclusivo.
O encontro visou proporcionar aos munícipes mais uma oportunidade para manifestarem a sua opinião sobre o plano de acessibilidades do município. Divididos em 3 grupos e sob a orientação de duas psicólogas, os participantes puderam através da visualização de fotografias, partilhar ideias e detetar pontos positivos e negativos em diversos espaços públicos do concelho ao nível das acessibilidades.
As conclusões da sessão serão apresentadas publicamente com os resultados dos inquéritos de rua já efetuados.