O município de Sines foi fundado no dia 24 de novembro de 1362, pelo rei D. Pedro I. A passagem dos 651 anos sobre essa data é comemorada com várias iniciativas culturais, desportivas e protocolares promovidas pela Câmara Municipal, Assembleia Municipal e outras entidades do concelho.
Entre 20 e 27 de novembro, está patente no Centro de Artes de Sines a exposição Artesãos do século XXI – Artesanato observado ao microscópio. Trata-se de uma exposição interativa promovida pela Escola Secundária Poeta Al Berto que evidencia as ligações entre a ciência e a arte. No dia 22, às 15h00, realiza-se uma palestra sobre o tema por Clementina Teixeira (Instituto Superior Técnico).
No dia 21 de novembro, às 18h00, no Museu de Sines, é inaugurada a exposição Reencontrar: O Levantamento cultural de Sines, 30 anos depois. Com esta exposição recorda-se o trabalho de Al Berto e da sua equipa do Núcleo Cultural da Câmara Municipal de Sines na recolha e levantamento do património local.
No dia 22 de novembro, às 21h30, na Biblioteca Municipal de Sines, é apresentada a Transparência e Integridade – Associação Cívica, com a presença de Paulo Morais. A apresentação é seguida de debate sobre os temas da corrupção e integridade pública.
Nos dias 23 e 24 de novembro, a Piscina Municipal de Sines Carlos Manafaia recebe o Campeonato regional absoluto de natação / Torneio de preparação de infantis e juvenis. É uma organização da Associação de Natação do Alentejo, como o apoio da Câmara Municipal de Sines e do Clube de Natação do Litoral Alentejano.
No dia 24 de novembro, Dia do Município, as comemorações têm início às 10h00, com o hastear da bandeira nos Paços do Concelho.
A sessão solene da Assembleia Municipal comemorativa do Dia do Município acontece este ano no auditório do Centro de Artes de Sines, às 11h00.
Às 15h00, a Arte Velha Associação de Artesãos inaugura, na sua sede, a exposição Passado e presente. A exposição está patente até 30 de novembro.
Às 16h00, no Museu de Sines, é apresentado e distribuído o guia Na villa de Sines e seu termo”, publicação do Arquivo Histórico Arnaldo Soledade sobre os lugares do concelho de Sines na documentação dos séculos XVII a XIX.
A última iniciativa das comemorações acontece no dia 4 de dezembro, às 11h00: a Santa Casa da Misericórdia de Sines promove, no seu salão social, uma apresentação da peça A Magia das Águas, pelo Teatro do Mar.