Câmara Municipal de Beja e Ayuntamiento de Almendralejo assinaram acordo de cooperação

c_m_bejaFoi celebrado um acordo de cooperação da Câmara Municipal de Beja com o Ayuntamiento de Almendralejo com substancial interesse para o crescimento económico de ambas as cidades.  

Os objetivos comuns e a proximidade territorial foram tidas em conta na celebração desta parceria que vai permitir potenciar a realização de ações promocionais em ambos os territórios, fomentar a troca de experiências, e fortalecer as relações institucionais entre Portugal e Espanha.

   

O acordo prevê a permuta de conhecimentos e experiências no âmbito do turismo da natureza, cultural e da gastronomia e vinhos, as sinergias no plano de comunicação e do marketing turístico, as viagens de prospeção entre ambos os destinos, a avaliação do desenvolvimento de iniciativas conjuntas que contribuam para a promoção de ambos os destinos, e o desenvolvimento de projetos conjuntos candidatáveis a fontes de financiamento que permitam melhorar a competitividade de ambas as regiões. 

O Ayuntamiento de Almendralejo, através do seu departamento de Turismo e Comercio, tem como objetivo alcançar o máximo desenvolvimento turístico da cidade, assim com a promoção e divulgação do seu vasto património natural e cultural. Administra ainda a “Ruta del Vino Ribeira del Guadiana”, a qual constitui a principal oferta ecoturística da Extremadura, fruto de uma cuidada seleção de adegas que permite mostrar a cultura do vinho da Ribera del Guadiana.

Através deste protocolo, será possível ao Gabinete de Estratégia e Desenvolvimento da Câmara Municipal de Beja, que detém um papel cada vez mais ativo junto dos agentes económicos, reforçar as funções de estreita colaboração com diversas organizações públicas e privadas internacionais que visam o desenvolvimento sustentado dos territórios. Poderá gerar mais estratégias de crescimento turístico e económico focalizado nos segmentos do turismo da natureza, do touringcultural e paisagístico e da gastronomia e vinhos do Concelho de Beja.

O presente acordo tem a duração de dois anos, é prorrogável por igual período de tempo, e não tem contrapartidas financeiras.