Obra sobre a embaixada Tenshö apresentada no Redondo

livroJapao

O livro «Do Japão para o Alentejo – A Embaixada Japonesa Tenshö em Vila Viçosa no ano de 1584», de Tiago Salgueiro, foi apresentado pelo autor hoje sábado, na Biblioteca Hernâni Cidade, no Redondo.

 A obra é sobre a presença da embaixada nipónica, constituída por quatro jovens japoneses, que partiu em 1582 de Nagasáqui para Roma, tendo feito uma passagem pelo Paço dos Duques de Bragança, em Vila Viçosa, explicou o autor à Lusa.

“Se só por si esta notícia teria tido impacto pelo momento em que ocorreu e por constituir um encontro multicultural no contexto nacional, assume uma outra dimensão, tendo em conta as motivações que estiveram na origem deste facto, pois tratava-se de nobres convertidos ao Cristianismo”, disse.

 “O mentor desta iniciativa foi o Visitador Jesuíta das Índias Orientais, padre Alessandro Valignano, que organizou a visita, com um duplo objetivo, esclarecer o papa com os feitos das Missões na Ásia e impressionar os nobres japoneses com o poder e o estatuto de Roma e dos grandes senhores europeus, como os Bragança”, explicou o investigador.

Tiago Salgueiro adiantou à Lusa que, “neste momento, está a decorrer o processo de tradução da obra para japonês, pela professora Beniko Tanaka, já que o município de Minami-Shimabara (Nagasáqui) mostrou interesse em editar a investigação em japonês e, previsivelmente no primeiro semestre de 2014”.