Professores: Prova de acesso à profissão para contratados será dia 28 de Setembro

quadro-giz-professorA prova de acesso à profissão para todos os professores contratados vai ser realizada no 18 de Dezembro e terá o preço de 20 euros.

Segundo o despacho publicado ontem em Diário da República, esta será a data para a componente comum do exame, sem o qual os professores contratados não podem dar aulas. A parte da componente específica – da área disciplinar de cada professor – vai ser realizada entre os dias 1 de Março e 9 de Abril.

Os professores serão classificados com a menção de “aprovado” ou “não aprovado”, acompanhada da expressão quantitativa com uma escala de 0 a 100. Considera-se assim aprovado um docente que tenha um resultado igual ou superior a 50% da cotação total.

Os candidatos com cinco ou mais anos de serviço que não obtenham aprovação podem ser admitidos aos concursos de selecção e recrutamento, que se realizem até 31 de dezembro de 2014. Os que tenham menos de cinco anos e que não sejam aprovados no exame só podem concorrer a colocação no ano lectivo seguinte.

Dispensados de aprovação, para já, estão os professores que até 31 de dezembro deste ano sejam colocados.

A prova está prevista no Estatuto da Carreira Docente desde 2007, foi criada sob a tutela de Maria de Lurdes Rodrigues, não chegou a ser aplicada e foi uma das primeiras medidas anunciadas por Nuno Crato quando chegou ao Ministério da Educação.