Assinala-se hoje o Dia da Universidade de Évora

UniversidadeEvoraAssinala-se hoje em Évora o Dia da Universidade.

A data, que representa um dos momentos mais relevantes do ano para a academia eborense, assinala a fundação da Universidade Jesuíta, em 1559.

Abertas à população, as comemorações arrancam com a missa de ação de graças na Igreja do Espírito Santo, celebrada pelo Reverendo Cónego Eduardo Pereira da Silva. Às 10.30 horas, desfila o Cortejo Académico até à Sala dos Atos, dando-se início à Sessão Solene.

À semelhança de anos anteriores, têm lugar os tradicionais discursos do Reitor, do Presidente do Conselho Geral e do Presidente da Associação Académica, cabendo este ano ao Professor José Alberto Gomes Machado a Lição inaugural. Durante a sessão vão ser ainda atribuídos prémios relativos a desempenhos académicos do ano transato, havendo ainda lugar para a imposição das insígnias doutorais aos mais recentes doutores. Após o encerramento da cerimónia, que termina com o Cortejo Académico, é tempo para a atuação das tunas da UE nos Claustros do Colégio.

Destaque para a inauguração da exposição “40 anos do Instituto Universitário de Évora”, que abre portas às 15.30 horas na Biblioteca Geral da Universidade de Évora. 

As comemorações prolongam-se até ao final do dia, terminando com um concerto pela Orquestra da UE, pelas 18.30 horas, no Colégio Mateus d’Aranda, não sem antes haver lugar à investidura de novos Notáveis acompanhada das cerimónias académicas do Capamento e da Chocalhada, na Sala dos Atos.