No próximo dia 30 de outubro, às 18h, terá lugar na Igreja do Salvador, em Évora, a conferência subordinada ao tema “Os Tempos do Espaço: a História do Convento do Salvador como História do Lugar”, proferida por Paulo Rodrigues (Universidade de Évora) no âmbito da exposição patente, “A Memória e o Olhar… – O convento do Salvador e a sua envolvente urbana”.
A exposição fotográfica ilustra algumas das principais alterações arquitetónicas e urbanísticas registadas nos últimos 150 anos na zona envolvente do Convento do Salvador e resulta da parceria entre a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Câmara Municipal de Évora – Arquivo Fotográfico de Évora, no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2013 subordinadas ao tema Património/Lugares.
Pela objetiva de vários fotógrafos locais (Eduardo Nogueira, David Freitas, Gama Freixo, José António Barbosa) é possível invocar a memória deste local e reconstituir visualmente o pulsar desta época da cidade. Assim, através de vários exemplos, a exposição procura mostrar como o tecido urbano se foi alterando e quão recentes são alguns aspetos da cidade, que uma memória pessoal enganadora, muitas vezes, remete para um passado longínquo.
À conferência segue-se, às 19h, o concerto “Sonatas de Hindemith”, pela Associação Contemporaneus, organizado pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, com o apoio do Cabido da Sé de Évora, no âmbito do Ciclo de Concertos 2013 que integra o Projeto Formação de Novos Públicos.