Sadilha Raab Moreira Santos é a promotora do primeiro espaço entregue no CAME Centro de Acolhimento às Micro e Pequenas e Médias Empresas de Montemor-o-Novo.
A Presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Hortênsia Menino, ao início da tarde desta terça-feira, na Sala Multiusos do CAME, procedeu à assinatura do contrato e à entrega formal do espaço à promotora, que pretende criar uma empresa inovadora de fabrico de mobiliário ecológico, a partir de materiais recicláveis.
Sadilha Santos frequentou o curso Master oh Women Business Administration, ministrado pelo Celfinfo Centro de Explicações de Línguas e Formação. Os formandos deste curso têm a possibilidade de criar o seu negócio, recebendo 5000 e 50 horas de consultoria.
Estando a terminar a sua formação teórica, através do CAME e do apoio do Município, a promotora parte agora para o concretizar de um sonho, colocando em prática aquilo que aprendeu. Sempre tive vontade de montar um negócio, é um sonho de criança. Quando tive esta oportunidade, com todo este apoio, aproveitei, adiantou Sadilha Santos.
Para já a empresa ainda não tem nome, estando em fase de constituição. Quanto ao conceito da empresa, Sadilha Santos esclareceu que os materiais que irá utilizar são reutilizáveis para construção de mobiliário. Através da utilização de paletes irá fazer mobiliário como bancos para jardins e esplanadas, móveis de sala, camas, em suma, tudo o que for possível fazer com este tipo de materiais. Para além de paletes, a promotora disse que também irá no futuro reutilizar pneus e garrafas para puffs. Daqui a uns tempos será possível decorrer uma casa com este mobiliário.
A empresa deverá entrar em funcionamento no início do verão de 2014. Sadilha adiantou-nos que esta é uma grande oportunidade que qualquer empreendedor pode ter, por isso decidi o mais garantir o mais rápido possível aqui o meu lugar.
A Presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Hortênsia Menino, revelou satisfação pelo acolhimento desta jovem empreendedora, desejando a maior sorte para o crescimento desta atividade.
De acordo com a Presidente da Câmara Municipal temos tido uma atividade importante de divulgação e promoção do CAME. Têm surgido um conjunto de contatos e candidaturas que estamos a avaliar. A autarca fez um balanço positivo, a estes primeiros meses de funcionamento do CAME, atendendo ao contexto que estamos a viver, garantindo que o Município continua disponível para poder acolher em Montemor-o-Novo, novos negócios e investidores, e apoiar quem esteja disponível para melhorar e diversificar a nossa atividade económica.
Inaugurado em 29 de julho de 2013, o CAME de Montemor-o-Novo é uma infraestrutura de incubação de empresas destinada a estimular a capacidade criativa e empreendedora e modernizar o tecido empresarial no concelho e na Região. Disponibiliza no mesmo espaço físico, áreas individualizadas de trabalho para escritórios e ateliers e um conjunto de serviços comuns com o objetivo de promover e acolher ideias, projetos e empresas, especialmente os que revelem natureza inovadora.
O CAME representou um investimento global de 727 mil euros, sendo 525 mil euros financiados pelo FEDER, no âmbito da subvenção global contratualizada com a CIMAC e 200 mil euros suportados pelo Município de Montemor-o-Novo, com uma taxa de comparticipação de 85% sobre o investimento elegível.