Benavila (Avis): Capela de Nossa Senhora de Entre Águas e espaço envolvente vai ser requalificado

Requalificacao_Benavila

A Capela de Nossa Senhora de Entre Águas, na Freguesia de Benavila, em Avis, vai ganhar uma nova visibilidade com a obra de Requalificação do templo e da zona envolvente.

Por se tratar de um imóvel classificado como Monumento Nacional, o Projeto encontra-se a acatar parecer favorável da Direção-Geral de Cultura, aguardando, igualmente, a celebração de Protocolos com as entidades intervenientes neste processo, a Fundação Abreu Callado (proprietária do imóvel) e a Fábrica da Igreja Paroquial de Avis (proprietária do espaço envolvente).

A intervenção tem como objectivo fazer a reconversão urbanística do espaço, por forma a transformá-lo numa zona de estar e de lazer, com a criação de um átrio pavimentado, introduzindo aqui uma zona de “plateau” aberto à albufeira e à vila de Benavila na zona frontal à Capela, bem como de uma plataforma de acesso à Albufeira para cargas e descargas de barcos ou outros, e uma nova zona de merendas.

Este Projeto prevê também a criação de acesso e estacionamento, assim como e edificação de um passadiço ao longo de toda a margem, a colocação de mobiliário urbano, introdução de novas espécies arbóreas e a manutenção e integração de exemplares já existentes, e o reforço da iluminação.

A obra, orçada em perto de 420.000€, foi apresentada pelo Município ao INALENTEJO – Programa Operacional do Alentejo, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional – QREN, devendo ser executada, por empreitada a decorrer, no prazo de 365 dias, após Concurso Público.