GNR tem no Terreno a “Operação Idosos em Segurança”

operacao_idosos_em_seguranca_gnrÀ semelhança de anos anteriores, a Guarda Nacional Republicana leva a efeito, até dia 31 de outubro, a operação “Idosos em segurança 2013” que visa potenciar o sentimento de segurança junto da população idosa.

Esta operação visa promover uma maior proximidade da Guarda à população idosa, através da distribuição de desdobráveis com conselhos de segurança, bem como através da distribuição do ”Cartão Sénior”, com os contactos dos militares dos Núcleos Idosos em Segurança, iniciativa alargada aos idosos, após a entrega do cartão “O Meu Guarda” aos alunos das escolas do distrito de Évora.

No âmbito do policiamento comunitário, os militares afetos à operação realizam um conjunto de ações de sensibilização que compreendem contactos com a população idosa, quer nos seus locais de residência quer em locais onde seja possível a sua concentração (ações de sala), a fim de serem transmitidos conselhos em relação aos procedimentos de segurança a ter em situações de burla, contos do vigário e furtos em residências.

Aliada a esta operação, será também realizada a divulgação do projeto “Residência Segura” e do projeto “Censos Sénior”. De salientar que na operação Censos Sénior 2013, foram sinalizados de 28.197 idosos a viverem sozinhos em todo o país.

No que diz respeito ao distrito de Évora o Comando Territorial de Évora registou 2.373 idosos a residir sozinho ou isolados. Do total dos idosos registados, 818 idosos encontram-se a residir sozinhos, 1.555 idosos encontram-se a residir em locais isolados e 362 idosos encontravam-se a residir sozinhos e isolados.