Èvora:Empresas amigas da Amamentação

PalestraEvoraRealizou-se ontem dia 10 de Outubro, no HESE, a palestra Empresas Amigas da Amamentação. Nesta reunião, que contou com o testemunho de duas empresas pioneiras (Caixa Geral de Depósitos e Nestlé) foram explicadas quais as vantagens de uma empresa se tornar “amiga da amamentação”.

Dadas as atuais recomendações de diversas organizações internacionais e sociedades científicas que defendem o aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida e a manutenção da amamentação até aos dois anos de idade, é fundamental o apoio à mãe no regresso à vida laboral.

Para que tal seja possível, compatibilizando amamentação e trabalho, um dos meios mais importantes e eficazes é criar as condições no local de trabalho para que as mães possam amamentar ou extrair leite (para dar ao bebé e permitir a continuação da produção de leite). A constituição dos espaços de amamentação dentro das empresas têm baixos custos, exigem poucos recursos materiais e tem inúmeras vantagens para a empresa, nomeadamente menor absentismo por doença da trabalhadora e dos filhos, retorno mais rápido ao trabalho, melhor imagem da empresa, entre outras.

Esta palestra contou com a presença de empresas locais e instituições que assim demonstraram interesse nesta temática, entre as quais a Câmara Municipal de Évora, Tyco electronics, Embraer, Kemet, Hotel Dom Fernando, A.J. Lobo Lda, Climex, Centro Auditivo do Alentejo e Mixgest.

O Comité para o Aleitamento do HESE agradece a presença e o interesse dos participantes, esperando que esta reunião possa constituir o início de futuras parcerias no âmbito da amamentação e encontrando-se à disposição das empresas para o esclarecimento de dúvidas, aconselhamento clinico ou técnico neste âmbito.