O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Évora deu cumprimento a dois mandados de busca domiciliária, em duas residências no concelho de Redondo, na sequência de um inquérito por furto de cobre, tendo sido apreendidos cerca de 500kg de cabo de telecomunicações, proveniente de vários furtos e identificados 6 indivíduos do sexo masculino e um do sexo feminino.
A GNR de Évora conseguiu desmantelar este grupo de indivíduos que de forma organizada se dedicava ao furto de fios de cobre, tendo os mesmos tarefas definidas dentro da organização.
No âmbito da investigação concluiu-se que um conjunto de indivíduos se dedicava ao furto dos fios de cobre e outros á sua venda, tendo os primeiros conhecimentos técnicos na montagem deste tipo de instalações, realizando inclusive trabalhos para empresas contratadas pela PT.
Para além dos danos provocados pelo furto dos cabos de telecomunicações, prevê-se que os prejuízos ascendam a cerca de 50 vezes mais para a PT, por prejuízos causados aos seus clientes que se veem sem comunicações, telefone, televisão e internet.