Medicamentos sujeitos a monitorização surgem com triângulo preto invertido

triangulo_preto_medicamentosA partir de agora, pode encontrar um triângulo preto invertido no folheto informativo dos medicamentos que comprar, sobretudo, se se tratar de um medicamento recente, que entrou no mercado após 2011. 

O símbolo – a partir de agora comum a todos os países da União europeia – indica que o fármaco está sujeito a monitorização adicional, porque ainda há pouca informação disponível sobre os seus efeitos secundários.

Isto acontece, por exemplo, nos remédios com novas substâncias activas, nos derivados do plasma e em alguns medicamentos biológicos, como é o caso das vacinas para a artrite reumatóide ou para doenças raras.

Explicadas as razões para a introdução do novo símbolo, a Comissão Europeia pede aos utentes que comuniquem todas as suspeitas de efeitos secundários associados ao uso de um medicamento, em especial se ele estiver identificado com o triângulo preto invertido.

Pode fazê-lo junto do seu médico, farmacêutico ou enfermeiro ou directamente ao Sistema Nacional de Fármacovigilância, cujo contacto está, desde o ano passado, nas bulas dos medicamentos.