Viana do Alentejo: Apresentado livro “Poetas e Poesia Popular do Concelho de Viana do Alentejo”

apresentacao_livro_luisa_bagaoFoi apresentado, na Praça da República, em Viana do Alentejo, o 2º volume da obra“Poetas e Poesia Popular do Concelho de Viana do Alentejo”, uma iniciativa integrada na semana cultural “Viana em Festa”.

A obra tem a chancela da Câmara Municipal de Viana do Alentejo e das Juntas de Freguesia de Aguiar, Alcáçovas e Viana e contou com a colaboração da BECRE do Agrupamento de Escolas do Concelho de Viana do Alentejo.
Na cerimónia de lançamento estiveram presentes os presidentes da Câmara e das Juntas de Freguesia, o presidente da CAP do Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo, assim como a organizadora do livro, professora Luísa Bagão e Carlos Marques, responsável pelo layout e paginação; as ilustrações são de Júlia Cartaxo. O Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo marcou musicalmente o serão e foram ditos alguns poemas por Lúcia Manilhas e Salomé Pires.

Os grandes objetivos desta segunda recolha são salvaguardar, valorizar e divulgar a poesia popular enquanto uma das manifestações do Património Cultural Imaterial que, numa sociedade em tão rápidas mudanças, corre o risco de se perder.
Neste livro estão representados vinte poetas cujos poemas se espalham por 198 páginas. Cada poeta é introduzido por uma fotografia e por um texto. 
Este, mais do que uma biografia, pretende ser uma história de vida contada, tanto quanto possível, com as palavras dos autores.
As formas que os poemas assumem são variadas, havendo a destacar as “quadras” – um pensamento expresso num mote de quatro versos que vai ser desenvolvido em quatro décimas, terminando cada uma num dos versos do mote. Estas são também as mais carateristicamente alentejanas.
Os temas também são diversos. Desde a reflexão sobre a natureza, a morte e a vida, o amor e o companheirismo, a crítica social, a religiosidade até ao auto biografismo (muitas vezes humorístico), entre outros.
Sinal dos tempos modernos, para fazer esta recolha nem sempre houve contacto direto com os poetas. Alguns foram contactados apenas por e-mail, o que mostra as potencialidades das novas tecnologias na aproximação de pessoas, de saberes e de culturas.