Museu da Luz cria programa “Residências da Aldeia”

residencia_aldeia_O Museu da Luz, situado na aldeia da Luz, concelho de Mourão, criou um programa dirigido a artistas, criadores, curadores, profissionais da arte e investigadores que tira partido da singularidade da Aldeia da Luz e do território envolvente, assim como de todo o inédito processo de transformação deste lugar.

O programa “Residências da Aldeia” está dividido em três grandes áreas, e pretende potenciar as áreas artística, de investigação e de formação.

Para tal o Museu disponibiliza alojamento na aldeia; um espaço de trabalho, junto ao museu e ao lago; espaços para exposições e recursos para a sua produção; acesso às coleções e documentos do Museu; apoio técnico e logístico e bicicletas para deslocações na aldeia.

O programa abre-se a propostas de projetos nas áreas das artes, nomeadamente  pintura, escultura, design, vídeo, cinema, instalação, fotografia, performance, dança, teatro, escrita, som, música, têxteis e arquitetura.

No caso do apoio ao desenvolvimento de programas nas áreas das ciências sociais e humanas, privilegiam-se as áreas da  museologia, antropologia (social, cultural e visual), história (património) e educação. Poderão também ser considerados projetos nas áreas de turismo, gestão, paisagem e agricultura.