Mosteiro de São Bento de Cástris em Évora acolhe Residência

UniversidadeEvoraA Residência Cisterciense, proposta para o mosteiro de São Bento de Cástris em Évora, entre 19 e 21 de setembro de 2013, é organizada pelo CHAIA – Centro de História de Arte e Investigação Artística e CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora e pela Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Reinventar na contemporaneidade a densidade histórica do discurso cisterciense, integrando a geografia do mosteiro eborense numa mais ampla geografia da Ordem de Cister é o grande objetivo desta iniciativa, inserida nas Jornadas Europeias do Património JEP’2013.

Inspirada nas questões da História, da Arte, do Património e da Paisagem cistercienses, a Residência, regida pelo ritmo do quotidiano da Regra beneditina, apostará na vivência dos espaços do mosteiro e no debate de questões atuais, ligadas aos espaços monásticos e ao seu futuro, apostando-se no carácter original da iniciativa.

No dia de encerramento da iniciativa, 21 de setembro, serão apresentadas, no Claustro do mosteiro, algumas cenas de “Romeu e Julieta”, a mais recente produção da Companhia de Dança Contemporânea de Évora.