A GNR está a realizar a operação Regresso às Aulas, que se materializa num conjunto de ações dirigidas à comunidade escolar dos estabelecimentos de ensino, e que contribuem para o aumento do sentimento de segurança daquela comunidade.
Este ano a GNR de Évora desenvolveu uma nova forma de promover a segurança junto dos mais novos intitulada O meu guarda, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.
À semelhança de anos anteriores realiza-se a Operação Regresso às Aulas em Segurança, este ano com a entrega de cartões de visita com o nome e contacto do militar da GNR do núcleo Escola Segura correspondente, conforme disse à RNA o Major Rogério Copeto da GNR de Évora.
A iniciativa do Comando Territorial de Évora tem o nome de O meu Guarda e tem como objectivo aproximar os alunos e a comunidade escolar à GNR, e abrange todas as escolas à sua responsabilidade.
Durante o período da operação, os militares das Secções de Programas Especiais dos diversos comandos territoriais estarão nas escolas com o objetivo de transmitir conselhos sobre segurança e informar professores, pais, alunos e encarregados de educação, acerca do funcionamento do Programa Escola Segura da GNR, promovendo-se assim uma maior aproximação da Guarda à comunidade escolar.
No ano letivo de 2012/2013, 14.306 militares da Guarda realizaram cerca de 9.172 ações de sensibilização no meio escolar, que abrangeram 765.778 alunos dos diversos estabelecimentos de ensino da área de ação da GNR.