Esta tarde terá lugar na Galeria da Casa de Burgos, em Évora, uma conferência sobre Porcelana da China, proferida por Maria Antónia Pinto de Matos, directora do Museu Nacional do Azulejo.
A conferência, organizada pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo, realiza-se no âmbito da exposição A Porcelana da China – Colecção do Museu de Évora, que se encontra patente na Galeria da Casa de Burgos até 18 de setembro, integrada nas comemorações dos 500 anos da chegada dos portugueses à China.
A colecção de porcelana da China do Museu de Évora é, na sua maioria, do século XVIII, correspondendo a exemplares provenientes do comércio de porcelana chinesa de exportação, frequentemente designada de Companhia das Índias. Porém, a peça mais antiga é um pote de porcelana da dinastia Ming, datada do século XVI, correspondendo ao período de domínio português nos mares do Oriente.
A exposição que pode ser visitada na Galeria da Casa de Burgos integra 24 peças e é organizada com o apoio do Museu de Évora.