Universidade de Évora cria laboratório de ensaios mecânicos

UniversidadeEvora

A Universidade de Évora, através da Escola de Ciências e Tecnologia – Centro de Engenharia Mecatrónica (CEM) vai assinar um protocolo com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP (IEFP). A cerimónia tem lugar esta terça-feira dia 10 de setembro, nas instalações do Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora, às 11 horas.

Considerando a necessidade de ampliação de sinergias e proporcionar o maior aproveitamento possível das infraestruturas existentes na região de Évora para a investigação científica, formação profissional e superior no âmbito da indústria Mecatrónica, Mecânica e Eletrotécnica e apoio à indústria regional, a iniciativa visa a cedência de espaços do IEFP para a montagem de alguns equipamentos da UÉ a adquirir para o CEM e, simultaneamente, permitir o acesso da UÉ aos equipamentos do IEFP, no âmbito do ensino e investigação.

Com esta iniciativa a UÉ e o IEFP viabilizam a criação de um laboratório de ensaios mecânicos de materiais e estruturas, destinado à investigação científica, formação e apoio à indústria. O laboratório apoiará, receberá apoio e estará interligado com outras infraestruturas existentes no IEFP, nomeadamente, o Laboratório de Metrologia, a Oficina de Maquinação CNC, a Oficina de Maquinação Convencional, a Oficina de Tratamento de Metais, a Oficina de Montagem de Estruturas, a Oficina de Produção de Compósitos, o Laboratório de Eletrónica e Telecomunicações, o Laboratório de Automação e a Oficina de Selantes.