Pavia: Arqueólogos descobrem corredor em anta-capela megalítica

Anta_capela_de_PaviaA “mais significativa” anta-capela de Portugal, em Pavia, no concelho alentejano de Mora, foi escavada por arqueólogos da Universidade de Évora (UE), que descobriram um corredor no espaço megalítico, classificado como Monumento Nacional.

Aquele monumento funerário pré-histórico, com mais de 5000 anos, foi adaptado a templo católico durante a Idade-Média. Tudo aponta para que durante o domínio árabe também ali tivesse funcionado um espaço de oração. A anta-capela de Pavia, classificado como Monumento Nacional, é agora objecto de investigação arqueológica para identificação da primitiva entrada e respectivo corredor de acesso.

Segundo Leonor Rocha, arqueóloga da Universidade de Évora, o monumento está situado na “área urbana, num pequeno largo”, com um estabelecimento comercial num espaço contíguo, o que acabou por dificultar estes trabalhos.

Este foi o primeiro monumento megalítico a ser referido na bibliografia histórica de Manuel Severim de Faria (século XVI), na sua obra “Notícias de Portugal”, aludindo o autor à Anta-Capela de São Dinis ou São Dionísio, no centro histórico da vila alentejana.