Pesquisa revela que café ajuda a prevenir doença de Parkinson

logo-cafesaude1Uma pesquisa, liderada por um grupo de investigadores norte-americanos, concluiu que a cafeína tem um efeito preventivo no combate à Doença de Parkinson. O estudo que contou com uma amostra de 317 indivíduos, 197 homens e 120 mulheres, apurou que o consumo de cafeína está proporcionalmente associado à redução do risco de Parkinson.

Teresa Ruivo, a Secretária geral da Associação Industrial e Comercial do Café, sublinha a importância de lembrar que para a prevenção de doenças crónicas e degenerativas como o Parkinson existem soluções tão simples como beber café.

O Programa “Café e Saúde” foi implementado em Portugal, em 2007, pela Associação Industrial e Comercial do Café com o objetivo de mudar a atitude dos profissionais de saúde relativamente ao seu consumo e desvendar mitos sobre a ingestão do café, e mostrar os seus benefícios.

A Doença de Parkinson, uma patologia de evolução lenta e progressiva, é considerada uma das “doenças do movimento”. Caracteriza-se pela perda de um mensageiro químico produzido no cérebro, essencial no controlo de movimentos como: andar, falar, vestir ou escrever, apresentando uma maior prevalência na população com idade superior a 55 anos.

Segundo os dados dos últimos Censos, Portugal tem sofrido um grande aumento da população sénior: 19% dos portugueses pertence ao grupo dos mais idosos, com 65 ou mais anos de idade. Deste grupo estima-se que 2% – cerca de 200 mil portugueses – sejam doentes de Parkinson.