A Polícia de Segurança Pública (PSP), continua a desenvolver o Programa Estou Aqui!, um sistema que pretende localizar de forma mais rápida e fácil uma criança no caso de se perder.
A pulseira é gratuita e pode ser solicitada nas Esquadras da PSP até dia 27 de Setembro, e a grande novidade deste ano é a possibilidade de inscrição dirigida a grupos de escolas, campos de férias, instituições, entre outros.
Esta fase estará incluída na Operação Verão Seguro da PSP, mas está a ser desenvolvida uma nova versão da pulseira que permitirá, depois do Verão, manter o ESTOU AQUI! válido durante todo o ano.
Este programa é vocacionado para crianças preferencialmente a partir dos 2 anos de idade.
A PSP e os seus parceiros neste projecto unem esforços no sentido de garantir uma maior proximidade entre educadores e pais e as Forças de Segurança, favorecendo os canais operacionais já existentes para dar resposta aos infortúnios, ainda que momentâneos, relacionados com a perda de uma criança. Porque todos os minutos são importantes, através da utilização da pulseira ESTOU AQUI!, aumentam as probabilidades de sucesso num reencontro mais simples e rápido.
A PSP pede a todos que contribuam para o sucesso deste Programa e que, sempre que se depararem com uma criança desaparecida, sinalizem-na o mais rapidamente possível através do Número Europeu de Emergência: 112. Através desta linha, será enviada para o local onde se encontra com a criança desaparecida, uma patrulha policial enquanto serão contactados o seu responsável (se a criança possuir uma pulseira) conforme os registos fornecidos no acto de activação.
A PSP alerta, ainda assim que a pulseira deste programa não substitui a responsabilidade de pais e educadores, apenas fornece mais uma solução em caso de desaparecimento.