Évora: “Nove 5.ªs de Cinema no Museu” apresenta documentário “Piano Blues”

nove_5as_cinemaEsta noite, será apresentado no Museu de Évora o documentário ‘Piano Blues’, realizado por Clint Eastwood.

Trata-se do sexto filme, de um total de nove, que  integra  o programa  “Cinema de Verão” – atividade paralela do FIKE – e “Nove 5.ªs de Cinema no Museu”,  numa parceria entre aquele Festival, a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a SOIR – Joaquim António de Aguiar.

‘Piano Blues’ é um documentário de 2003 dirigido por Clint Eastwood como o sétimo episódio da série de documentários “The Blues”, produzido por MartinScorsese. O filme apresenta entrevistas e performances ao vivo dos pianistas RayCharles, Dave Brubeck, Dr. John e Marcia Ball.

No documentário Eastwood explora a sua paixão ao longo da vida por Piano Blues e jazz. Entrevista artistas como Ray Charles, Dr. John, Marcia Bola, Pinetop Perkins, Dave Brubeck, Jay McShann, Henry Gray e mostra performances de arquivo de Fats Domino, Otis Spann, Art Tatum, Albert Simmons, Pete Johnson,Jay McShann, Big Joe Turner, Nat King Cole, Martha Davis, Professor Longhair, Charles Brown e Duke Ellington.

Eastwood mostra ainda o seu interesse pela música jazz com uma entrevista e performance de improvisação do músico Pete Jolly, que introduz Phineas Newborn. Também Oscar Peterson e Thelonious Monk estão presentes no filme com várias performances.

Clint Eastwood explica que o seu amor pelo piano lhe foi transmitido pela mãe, que levava muitos discos de Fats Waller para casa e dizia: “Isto é tocar piano a sério!!”.

Com o apoio do Museu de Évora, sempre à quinta – feira, às 22h, há cinema de verão no Museu até dia 29 de agosto, não sendo necessário comprar bilhete, nem reservar.

Mais informação disponível em www.cultura-alentejo.pt